REGULAMENTO

IMG_2826.jpg

Fácil de participar

 

 

Para participarem nesta competição, os mecatrónicos apenas têm de fazer a sua inscrição no site do evento em www.melhormecatronico.pt, durante os meses de março a setembro 2022.

 

A partir do início de outubro serão publicados os questionários de avaliação. No total, são três questionários que devem ser respondidos pelos mecatrónicos já inscritos e que irão estar disponíveis online nos meses de outubro, novembro e dezembro.

 

O concurso é aberto a todos os mecatrónicos de Portugal Continental e Ilhas.

 

Em janeiro de 2023, o Júri irá avaliar as respostas de todos os participantes e apurar os oito melhores classificados que irão disputar a final.

 

Em fevereiro de 2023 será realizado nas instalações da ATEC um breafing com todos os finalistas, onde serão informados das regras e procedimentos da Competição, de modo a poderem preparar-se para as provas que irão realizar na Final.

 

Em abril de 2023 realiza-se a Grande Final na expoMECÂNICA, nos dias 14, 15 e 16. Irão ser três dias intensos, onde os concorrentes terão de fazer valer os seus conhecimentos e experiência para superar as diversas provas da Competição.

 

Serão oferecidos Diplomas de Participação e Troféus a todos os participantes e os patrocinadores irão também oferecer prémios a todos os concorrentes.

 

Se é uma oficina organizada, bem equipada e com recursos humanos competentes e atualizados, aproveite esta oportunidade para participar num evento único e desafiante, onde apenas os melhores conseguem chegar à final.

Regulamento da Competição

 

1 - JÚRI

 

O Júri da Competição é constituído por profissionais indicados pela ATEC. A avaliação é objetiva e será feita com base no desempenho nas provas práticas e no tempo despendido no diagnóstico e reparação. A avaliação no cumprimento das provas é individual. As decisões do Júri de Avaliação das provas são inapeláveis e têm como objetivo determinar a classificação final, computando o somatório dos resultados parciais obtidos no decorrer das provas efetuadas.

 

2 - PROVAS A CONCURSO 

            

As provas, elaboradas pela equipa de formadores de mecatrónica automóvel da ATEC, têm o carácter de aferição de competências práticas e teóricas. A avaliação é objetiva com base no desempenho individual de cada concorrente no desenrolar do conjunto de provas aplicadas. 

 

3 - EQUIPAMENTOS UTILIZADOS

 

Para a realização das provas práticas serão introduzidas anomalias nos carros, que terão de ser detetadas e resolvidas pelos concorrentes. As anomalias introduzidas serão iguais em todas as provas. Estarão à disposição dos concorrentes os equipamentos e ferramentas necessárias para a realização das provas, bem como, a informação técnica.

 

4 - PROMOÇÃO DA COMPETIÇÃO

 

A Competição será divulgada no Jornal das Oficinas e respetivas plataformas online (site, newsletter, JO TV, redes sociais).  Ao longo do ano será publicado conteúdo específico sobre a profissão mecatrónico automóvel. Para além da informação técnica relacionada com as diversas áreas abrangidas pela profissão, vamos ter o testemunho dos vencedores das anteriores edições da competição e de outros profissionais no ativo, com experiência nas áreas do diagnóstico, manutenção e reparação automóvel. A reportagem da competição, com entrevistas aos vencedores, júri e patrocinadores, será publicada no Jornal das Oficinas.

 

5 – QUEM PODE PARTICIPAR?

 

A Competição Melhor Mecatrónico está aberta a todos os mecatrónicos no ativo. Os finalistas serão selecionados entre todos os participantes que se inscreverem e responderem aos questionários que serão colocados online no website da Competição.

 

6 - PRÉMIOS

 

A organização compromete-se a angariar prémios, troféus e diplomas que atestem o reconhecimento das competências demonstradas na competição. Serão oferecidos diplomas de participação a todos os concorrentes e troféus aos vencedores. As marcas e empresas patrocinadoras do concurso irão também oferecer prémios e merchandising dos seus produtos a todos os participantes e a organização atribuirá um prémio especial ao vencedor da competição.